« World Music Winter Quiz III (perg #279) | Entrada | World Music Winter Quiz III (perg #280) »

fevereiro 17, 2005

Problemas de pontuação em duas questões

É, de facto muito difícil, encontrar um modelo de quesões que seja perfeito e justo.

Fecho desde já a pergunta das Cramol. A resposta totalmente certa é Domingos Morais mas também não deixa de estar correcto o nome de Rui Vaz dado o trabalho de proximidade que teve com elas durantes mais de uma década, "lapidando, formando a essencia" do que são hoje as Cramol.

Daí, à semelhança da questão da cidade polaca, ter optado por pontuar de 10 a 1 ambas as questões. 10 a 6 para quem respondeu Domingos Morais e Kazimiers; 5 a 1 para quem respondeu Rui Vaz e Lublin.

O Artur não concorda com esta opção pelo facto de estar a sobrevalorizar estas questões. Preferem que pontue só de 5 a 1 quem respondeu Domingos Morais e Kazimiers?

Vamos tentar encontrar um consenso.

Publicado por Luís Rei às fevereiro 17, 2005 05:48 PM

Comentários

Pois, mas ao que sei (e atenção que posso estar enganado) o Rui Vaz não é Etnomusicólogo, apesar de indiscutivelmente ter estado na génese do CRAMOL. O Domingos Morais ao que sei é Etnomusicólogo. Para mim a resposta Rui Vaz não está correcta.
Quanto aos Polacos acho que se querias uma resposta, deve ser essa a ser dada e só essa.
Mai uma vez acho que o pessoal procura demais no google...

Publicado por: Nuno Barros às fevereiro 17, 2005 06:05 PM

Luís, para mim tu é que decides. O quiz é teu, e eu além de me divertir aprendo mais alguma coisa.
um abraço

Publicado por: Carlos S às fevereiro 17, 2005 06:27 PM

No que respeita às Cramol, o Nuno tem razão: o Rui Vaz sabe MUITO de música tradicional (se calhar mais que muitos "académicos" da Etnomusicologia) mas não é Etnomusicólogo...

Publicado por: josé gomes às fevereiro 17, 2005 07:14 PM

Cá pra mim quem manda é o dono da bola. Estas decisões cabem al Luís unica e exclusivamente. O que não invalida, na minha modesta opinião, que se dêm achegas ao que é perguntado. A resposta que dei a esta pergunta foi Ernesto Veiga de Oliveira. E dei-a porque descobri no Google (as minhas desculpas Nuno) uma entrevista dada pela Margarida Antunes da Silva das Cramol onde ela faz a seguinte referência: "pessoas que com a sua cumplicidade, o seu olhar atento e sabedor, nos incentivaram (entre outros, o Ernesto Veiga de Oliveira, o Francisco d’Orey, a Margot Dias, o Benjamin Enes Pereira e o Domingos Morais)".
Não me esqueci do importantissimo trabalho do Rui Vaz, mas como já foi dito ele não é um etnomusicólogo de formação (e secalhar isso nem é importante).
De qulaquer dos modos e independentemente desta achega a decisão é do Luis.

PS: não percebo porque é que na entrevista não é referido o nome do Rui....

Publicado por: Nuno Morna às fevereiro 17, 2005 07:23 PM

Em relação à questão da pontuação, concordo com o Nuno morna. O Luis é que é o "presidente da junta" e aceito o que ele decidir.

Já no que respeita aos comentários do Nuno Barros sobre o pessoal que procura no google, e sem querer estar a criar polémicas onde elas não existem, parece-me, Nuno, que há, no que tu disseste, um juizo de valor um bocado despropositado. Eu faço parte do pessoal que procura no google, e grande parte da piada de participar nisto, para mim é esta. É ir à procura e descobrir coisas que não conhecia. E à conta das várias edições deste quiz já descobri muita e boa música, da qual nunca tinha ouvido falar antes (música e não só).

A parte do jogo e da competição dá alguma pica mas é, para mim, perfeitamente secundária, é muito mais importante o que se aprende no processo.

Para mim este jogo é uma excelente forma (mais uma) que o Luis Rei encontrou para divulgar um tipo de música que, infelizmente, não tem muitos canais de transmissão. Eu, com ou sem google, participo nisto para aprender, e não para mostrar erudição (que, aliás, não tenho)

:)

Publicado por: João Marques às fevereiro 17, 2005 08:42 PM

é de bom tom o moderador procurar aconselhar-se com os jogadores, sobretudo quando há questões ambíguas.Parece-me que tem tido bom senso a resolver os desacertos que surgem (alguns nem o são...). Siga o jogo senão isto parece o futebol nacional: tudo a atirar-se ao chão e a protestar junto do árbitro a exigir penalty!!

Publicado por: josé gomes às fevereiro 17, 2005 09:02 PM

Ora nem mais! Tal como o João, eu já não consigo enumerar a quantidade de sons que descobri com o quiz do Luís.

E digo sons mas podia dizer pessoas, instrumentos, histórias... Ontem não sabia quem era o Domingos Morais, nem onde era Kazimiers... E ainda não sei onde posso aprender mirandês, mas hei-de descobrir! Com ou sem pontos :-)

Publicado por: sara às fevereiro 17, 2005 09:11 PM

A ver se é desta que os comentários entram!...

Sobre a questão das pontuações, como diz o Carlos, estou aqui para me divertir e para aprender (subscrevo também o que diz o João Marques), pelo que acho que não deverá ser
difícil chegar a consenso.

Por mim (que falhei as duas respostas consideradas mais correctas,
tendo respondido Rui Vaz e Lublin), não vejo qualquer problema em pontuar-se só as respostas correctas (como considera o Nuno Barros), no sistema normal de pontuação.

Em qualquer dos casos, a decisão final será do Luís e, obviamente, estarei de acordo com qualquer que ela seja.

O objectivo do jogo está mais que conseguido: pela parte do Luís, divulgar a música (é pena que não haja mais participantes); pela minha parte, aprender.

Publicado por: Leonel Vicente às fevereiro 17, 2005 09:14 PM

Pessoal, obrigado por todas as considerações. Apesar do cansaço e da certa netdependência que causa, está a dar-me um grande gozo fazer este quiz e também estou a aprender muito com ele, dado o trabalho que tenho em ir à procura das perguntas o que implica a consulta de capas de discos, press releases, Rough Guides, revistas da especialidade e muitas outras fontes. Gostava de ainda ler outras opiniões de concorrentes habituais, mas penso que o mais certo será atribuir pontos de 5 a 1 em ambas as questões às respostas que estão realmente correctas.

Publicado por: yggdrasil às fevereiro 17, 2005 10:26 PM

Desculpem! Eu não estava a criticar quem procura no google, eu também o faço, obviamente, quem me dera saber tudo. A questão é que tenho a certeza que alguns dos participantes deste quiz não necessitavam de recorrer aos googles, mas por uma questão de rapidez, fazem-no.
Eu não sou nada competitivo por isso não me importa lá muito estar no top 10 ou não. prefiro nalgumas situações puxar pela cabeça (e nalgumas delas erro, como o Luís sabe) do que automaticamente proucurar a resposta.
boa sorte a todos.

Publicado por: Nuno Barros às fevereiro 18, 2005 09:29 AM

Antes de mais, um grande abraço a todos os participantes neste fantástico quiz!
E a maior pica é realmente o que se aprende, puxando pela cabeça, pelos conhecimentos, e pela memória; a selecção de palavras para "googlar", etc.
A minha achega sobre a sobrevalorização de questões atribuindo-lhes 10 pontos e por aí a baixo, é só uma achega mesmo, porque quem deve decidir é o Luís.
Boa sorte a toda a malta!

Publicado por: artur fernandes às fevereiro 18, 2005 10:02 AM